FANDOM

Esse artigo é sobre a série de jogos. Se procura pelo primeiro jogo da série, veja Tekken.

Tekken
Publicação (Tekken) 1994-1995,
(Tekken 2) 1995-1996,
(Tekken 3) 1996-1998,
(Tekken Tag Tournament) 1999-2000,
(Tekken Advance) 2001,
(Tekken 4) 2001-2002,
(Death by Degrees) 2003,
(Tekken 5) 2004-2005,
(Tekken: Dark Resurrection) 2005-2006,
(Tekken 6) 2007
Produtora Namco
Editora Namco
Motor de Jogo
Gênero Jogos de luta
Modos de jogabilidade Single player, multiplayer
Número de jogadores
Plataformas Arcade, PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3, Game Boy Advance, PlayStation Portable, Dreamcast
Classificação
Média
Requisitos mínimos
Controles

Tekken é uma série de jogos de luta produzida e publicada pela Namco. Originalmente um jogo de Arcade, foram criadas versões para PlayStation, PlayStation 2, Game Boy Advance, e PlayStation Portable, e uma versão para o PlayStation 3 será lançada no futuro.
Tekken 1 Capa

Tekken 1 Capa

InformaçãoEditar

A série Tekken foi uma das primeiras franquias de jogos de luta em 3D, com o primeiro jogo sendo lançado menos de dois anos após Virtua Fighter. Existem cinco sequências para o primeiro jogo: Tekken 2, Tekken 3, Tekken Tag Tournament, Tekken 4, e Tekken 5. Uma atualização de Tekken 5 (apelidada Tekken 5.1 pelos fãs), e uma atualização mais recente chamada Tekken: Dark Resurrection também foram lançadas. Tekken 6 está atualmente em produção e será lançado para o PlayStation 3 em 2007.

A série Tekken também inclúi Tekken Advance, que foi lançado para o Game Boy Advance da Nintendo em 2001. Entretanto, a Namco não lançou mais jogos de Tekken para o Game Boy Advance, devido ao acordo exclusivo da franquia com a plataforma PlayStation.

Como vários jogos de luta, jogadores escolhem um personagem e entram em combate com o oponente. É primeiramente um jogo de competição para dois jogadores, mas uma pessoa pode jogar sozinha contra a máquina.

No Tekken original, os personagens lutavam em arenas, e o nome do lugar ficava escrito no canto da tela. Os lugares incluiam .Angkor WatSzechwanMonument ValleyChicagoKyotoFijiWindermereVeneziaAcrópole de AtenasIlha do Rei George, eChiba Marine Stadium Entretanto, as sequências de Tekken não tem nomes de lugares escritos na tela durante as lutas.

Tekken difere dos outros jogos de luta em alguns aspectos. Jogos de luta tradicionais possuem botões que correspondem à força do ataque, como um soco forte ou chute fraco. Tekken, entretanto, dedica um botão para cada membro do corpo do personagem, fazendo dos ataques especiais um processo mais intuitivo. Jogos de luta tradicionais, como Street Fighter, envolvem a execução de ataques o mais rápido e mortal possível, enquanto Tekken diminui a velocidade, aumentando rítmo e estratégia.

Os jogos Tekken são populares entre a comunidade de artes marciais graças ao fato de que a maioria dos estilos de luta dos personagens podem ser encontrados em artes marciais reais. Entretanto, existem algumas dúvidas sobre os estilos de alguns personagems. Por exemplo, nos primeiros jogos da série, o personagem Paul Phoenix é listado como usando artes marciais baseadas em judô, apesar de que no judô de competição geralmente não se pode usar socos e chutes. Similarmente, o personagem Marshall Law é listado como sendo um praticante de "artes marciais", o que não especificamente uma disciplina. Similaridades existem entre Marshall Law e Bruce Lee, incluíndo Jeet Kune Do e também a aparência. O fato de Marshall ser listado usando "artes marciais" é normalmente atribuído à uma parte do manual Americano de Tekken 2, onde se diz que Marshall Law pratica "Marshall Arts", uma referência ao seu próprio nome, que lembra a pronúncia de artes marciais em Inglês (martial arts). Outros personagens de Tekken também foram inspirados em pessoas da vida real, como os personagens Lei Wulong, inspirado em Jackie Chan, e Craig Marduk, uma mistura de lutadores como Bill Goldberg, Nathan Jones, e Bob Sapp. A própria Namco admitiu que os estilos apresentados em Tekken não representam acirradamente estilos reais, apenas dão impressão disso.

O jogoEditar

Tekken 1-Kazuya vs King

Kazuya vs. King em Angkor Wat.

A série Tekken usa botões separados para os membros direitos e esquerdos do corpo dos personagens, resultando em quatro botões. Outras notoriedades são fuga de especiais e, a partir de Tekken 2, defesa automática. Tekken 3 introduziu a habilidade de poder se mover para os lados, e não apenas para frente ou para trás, o que é chamado de "sidestep". Tekken 4 deu aos personagens ainda mais mobilidade e um ambiente em 3D com obstáculos e paredes. Isso diferiu dos jogos anteriores, já que nos três primeiros jogos era possível andar para frente e para trás sem limitações. Tekken 5 retornou com as arenas com paredes e também com as livres, consertando alguns erros de Tekken 4. Tekken Tag Tournament, lançado entre Tekken 3 e Tekken 4, não faz parte da estória canônica da série. O jogo concedia que o jogador controlasse um de dois personagens selecionados, que poderia ser retirado da luta pelo quinto botão adicional, que poderia ser usado para combinar ataques de grupos e trapaças, entre outras táticas.

RoundsEditar

Automaticamente, existem dois rounds para combate. Entretanto, os jogadores podem escolher entre um e cinco rounds, e também escolher opções de tempo para os rounds. Se o personagem vencedor ganha a luta sem perder nenhuma parte de sua barra de saúde, o anunciador dirá, "Perfect!" (perfeito). Se o personagem vencedor está próximo à nocaute, o anunciador dirá, "Great!" (ótimo). Se ambos os personagens forem nocauteados, o anunciador dirá, "Double K.O." (nocaute duplo). Se o tempo do round expira, o personagem com a barra de saúde maior irá ser declarado o vencedor. Se não existir um, o round será um empate. Em outros casos, o anunciador dirá "K.O." (nocaute) quando um personagem é triumfante.

ContinuidadeEditar

Algumas pontas soltas existem na série Tekken.

  • No jogo Death by Degrees:
    • Nina Williams trabalha em uma organização conjunta entre a CIA e o MI6. Anna Williams trabalha na Tekken Force, uma corporação do Mishima Zaibatsu. A Tekken Force foi estabelecida após os eventos de Tekken 2 para dar aos líderes mundiais a impressão de que Heihachi queria manter a paz, quando na verdade ele queria governar o mundo. O jogo leva a acreditar que a rivalidade entre Nina e Anna começa canônicamente em Tekken, mas uma rivalidade já existia pois o pai das duas, Richard Williams, aparentava favorecer Nina, deixando Anna furiosa. Ambas aparentam culpar uma a outra pela morte de seu pai.
    • Cenas mostram Richard Williams sendo atingido por tiros e morrendo na frente de uma jovem Nina. Originalmente, ele foi morto após os eventos de Tekken 2.
    • Pôsteres anunciam muitos torneios de Tekken, de Tekken 3 a Tekken 5, incluíndo o não-canônico Tekken Tag Tournament.
  • O personagem Bryan Fury relembra sua raiva para com Lei Wulong em Tekken 3. Em Tekken 5, Bryan nem sabe quem Lei é.

Aparições em outras médiasEditar

  • Tekken: The Motion Picture, um filme de anime, foi lançado em 1997.
  • A série Young and Dangerous tem cenas onde o elenco joga Tekken 3.
  • O filme Kuen sun é levemente baseado na estória de Tekken.
  • Charles Stone III está dirigindo um filme nomeado Tekken, mas que também é levemente baseado na estória da série Tekken.
  • Tekken Forever, uma história em quadrinhos lançada pela Image Comics em 2001, possui uma estória que é focada na família Kazama e na personagem Unknown de Tekken Tag Tournament. A história em quadrinhos só teve uma edição, e nenhuma desculpa foi dada para o seu cancelamento.
  • Personagens da série aparecem no jogo de cartas Epic Battles da Score Entertainment.

JogosEditar

Esses são todos os jogos da série Tekken:

Links externosEditar